Edições

Fique desde já a conhecer as edições da Despertar Memórias, Lda.

Título: História do hóquei em patins: Europa (1950-1959)
Autor: Fernando Castro
Formato: 22x16 cm
N.º de Páginas: 130
Capa: Capa cartonada
Custo: 12,50 euros
Resumo: Na década de 1950 o hóquei em patins continuou a expandir-se a nível global. As competições realizavam-se com maior regularidade e os intercâmbios internacionais, quer entre equipas de nações quer de clubes, eram cada vez mais frequentes. Neste livro, 4º volume da coleção sobre a história da modalidade, apresentam-se os principais marcos da modalidade nos Países Europeus durante esta década. Pela primeira vez é feito um ranking de atletas, com base nos resultados das principais competições.

Título: História do Hóquei em Patins: Europa (1940-1949)
Autor: Fernando Castro
Formato: 22x16 cm
N.º de Páginas: 130
Capa: Capa cartonada
Custo: 12,50 euros
Resumo: A década de 1940 ficou marcada pelo deflagar, na sua primeira metade, da II Guerra Mundial. O conflito implicou a suspensão quase total da prática do hóquei em patins nos Países beligerantes. Contudo, em Portugal e Espanha, Países que não participaram ativamente na guerra, o hóquei foi-se desenvolvendo com grande vigor. Por isso, em 1945, as equipas portuguesas eram as mais fortes do Mundo, tendo a sua seleção sido Campeã do Mundo por três vezes, neste período. No pós-guerra, o hóquei em patins voltou à prática normal em vários Países europeus, registando-se um aumento constante e regular no número de equipas e de praticantes.

Título: História do Hóquei em Patins: Resto da Europa (1896-1939)
Autor: Fernando Castro
Formato: 22x16 cm
N.º de Páginas: 130
Capa: Capa cartonada
Custo: 12,50 euros
Resumo: A prática do hóquei em patins iniciou-se em Londres em 1896. Rapidamente expandiu-se a outras zonas do sul de Inglaterra e, poucos anos após, a outras cidades da Europa, como Barcelona, Milão, Antuérpia, Bruxelas, Paris, Roubaix, Montreux e Lisboa. Nesta obra, segundo volume de uma colecção sobre a história da modalidade, a nível mundial, dá-se conta da evolução do hóquei em patins na Europa, exceto Portugal (objeto do volume 1), desde os seus primórdios até ao final da década de 1930.

Título: História do Hóquei em Patins: Portugal (1912-1939)
Autor: Fernando Castro
Formato: 22x16 cm
N.º de Páginas: 47
Capa: Capa cartonada
Custo: 9,50 euros
Resumo: A prática do hóquei em patins iniciou-se em Londres em 1896. Rapidamente expandiu-se a outras zonas do sul de Inglaterra e, poucos anos após, a outras cidades da Europa, como Barcelona, Milão, Antuérpia, Bruxelas, Paris, Roubaix, Montreux e Lisboa. Nesta obra, primeiro volume de uma colecção sobre a história da modalidade, a nível mundial, dá-se conta da evolução do hóquei em patins em Portugal, desde os seus primórdios até ao final da década de 1930.

Título: Olhar Guimarães
Autor: Rosa Maria Saavedra, Vasco Carneiro
Formato: 22,5x22,5 cm
N.º de Páginas: 100
Capa: Capa dura
Custo: 25 euros
Resumo: O livro «Olhar Guimarães» é um convite a visitar o seu Centro Histórico, a olhá-lo com vontade de o ver. Nas praças, nos largos, nas ruas e vielas que o constituem e que o elevaram a Património da Humanidade, em 2001, há pormenores, curiosidades, muita História escrita na pedra por homens e mulheres que o ajudaram a construir.
«Olhar Guimarães» é um álbum de aguarelas com pequenos textos que pretende avivar os sentidos e despertar memórias.

 

Título: Xadrez: aperfeiçoamento
Autor: Jacobo Caselas
Formato: 20,5x14 cm
N.º de Páginas: 112
Capa: Capa cartonada
Custo: 12 euros
Resumo: Este livro é dedicado a quem pretenda aperfeiçoar a qualidade do seu nível de jogo e também a monitores e treinadores. O Mestre Internacional galego Jocobo Caselas apresenta-nos a forma de se ganhar finais básicos, e conceitos elementares sobre meio jogo e sobre aberturas. Acompanhado de grande quantidade de exercícios e de problemas, o livro ajuda à progressão técnica do jogador, numa fase ainda inicial da sua formação xadrezística.

 

Título: Guimarães: guia de viagem
Autores: Isabel Maria Fernandes, Maria José Queirós Meireles, Alexandra Pedro
Formato: 17x12 cm
N.º de páginas: 132
Capa: Capa cartonada
Custo: 10 euros
Resumo: Trata-se de um guia de viagem sobre Guimarães e arredores abarcando os seguintes temas: Um pouco de história; Guimarães de ontem e de hoje; Vimaranenses, orgulho no que é seu; Percorrer a cidade sempre a pé; Percorrer os arredores, um mundo a descobrir…; Itinerários recomendados; Lendas de Guimarães; Artesanato; Gastronomia vimaranense; Calendário de feiras, festas e romarias; Top 10 Guimarães; Informações úteis.

 

Título: Guimarães: travel guide
Autores: Isabel Maria Fernandes, Maria José Queirós Meireles, Alexandra Pedro
Formato: 17x12 cm
N.º de páginas: 132
Capa: Cardboard cover
Custo: 10 euros
Resumo: This book is a travel guide about Guimarães and its surroundings with the following subjects: Some history; Guimarães past and present; People from Guimarães: the pride in what is theirs; Visiting the city on foot; Visiting the surroundings: a world to be discovered…; Recommended itineraries; Guimarães legends; Handicrafts; Guimarães gastronomy; The most important fairs, festivals and feasts; Guimarães top 10; Useful information.

 

Título: Xadrez: primeiros passos
Autor: Jacobo Caselas
Formato: 20,5x14 cm
N.º de Páginas: 112
Capa: Capa cartonada
Custo: 12 euros
Resumo: Este livro é dedicado a quem pretenda aprender a jogar xadrez e também a monitores deste nobre jogo. O Mestre Internacional galego Jocobo Caselas apresenta-nos o movimento das peças, as regras e os objetivos do jogo, bem como diversos exercícios didáticos que permitem progredir numa primeira fase da aprendizagem. Este é o primeiro de uma série de livros dedicados ao xadrez, com graus crescentes de desenvolvimento no capítulo do treino específico deste desporto.

Título: Doçaria de Guimarães: sua história
Autores:
Isabel Maria Fernandes, Nuno Vieira e Brito, Virgínia Ribeiro e Maria da Conceição Costa Mendes
Formato: 23x23 cm
N.º de Páginas: 90
Capa: Capa dura
Custo: 22 euros
Resumo: "Doçaria de Guimarães: sua história" é um livro que, tal como o título indica, analisa a história da doçaria vimaranense desde o século XVI até ao final do século XIX. Nesta obra pode ficar a conhecer a história dos doces vimaranenses referidos documentalmente - aletria, arroz doce, biscoitos, broinhas, caramelo, creme, chouriços e morcelas doces, confeitos, conservas ou doces de fruta, doce de chá, grãos doces, leite-crespo, manjar, massapães e massapão rosado, mexidos ou formigos, ovos moles, ovos reais, palmilhas, palitos, pão-de-ló, passas, pastéis, queijadas, queimadas de fio, sopa doce, suplicos, tortas, toucinho-do-céu.
O livro contém também as receitas de diversos doces vimaranenses entre os quais os afamados toucinho-do-céu e tortas de Guimarães.

      

 

Título: Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins: Contributos para a sua história
Autor: Fernando Castro
Formato: 22x17 cm
N.º de Páginas: 387
Capa: Capa cartonada
Custo: 15 euros
Resumo: O livro "Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins: Contributos para a sua história", da autoria de Fernando Castro, apresenta o historial destas competições de hóquei em patins, desde o primeiro campeonato, em Estugarda, Abril de 1936, até ao último realizado, o Mundial B de Dornbirn, em 2010. Nesta obra, com 388 páginas, o autor apresenta ainda diversas estatísticas das competições, jogadores, árbitros e treinadores participantes, bem assim como todos resultados das partidas dos Campeonatos do Mundo de seniores. 

 

Especial empresas: Consulte aqui a proposta que temos para empresas.


 

Título: Livro de Receitas da Casa do Mosteiro de Landim
Autores: Maria Adelaide Sampaio da Nóvoa de Faria e Isabel Maria Fernandes (textos de enquadramento)
Formato: 16,5x22 cm
N.º de Páginas: 196
Capa: Capa dura forrada a tecido preto
Custo: 25 euros
Resumo: Neste livro reúne-se um conjunto de 187 receitas de doce retiradas do caderno manuscrito de Dona Maria Henriqueta Leal Sampaio, redigido entre o final do século XIX e o primeiro quartel do século XX.
Dona Maria Henriqueta Leal Sampaio era sobrinha do historiador Alberto Sampaio, tendo a sua vida decorrido inicialmente em Guimarães, e, anos mais tarde, em Famalicão. Nesta cidade residiu na Casa de Boamense, e, após o casamento, na sua Casa do Mosteiro de Landim, propriedade onde viria a falecer.
Neste livro consta um conjunto significativo de receitas de biscoitos, bolachas, bolinhos, bolos, doces de colher, doces de fruta, fritos (doces), morcelas e chouriços doces, pães e pãezinhos, pastéis, pudins.
Contém também várias receitas da Pastelaria Bezerra, de Vila Nova de Famalicão, do convento de Santa Clara de Guimarães, entre as quais o toucinho-do-céu e as tortas de Guimarães, bem como do convento de Vairão, em Vila do Conde.

Especial empresas: Consulte aqui a proposta que temos para empresas.

 

 

 

 

Também à venda na nossa loja online

Título: Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira: História e Património
Autores: Vários
Edição: Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira
Custo: 75 euros
Resumo: Obra que inclui uma série de estudos sobre a história e o património da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, e que conta com a colaboração de diversos investigadores de diferentes áreas do conhecimento histórico: José Marques – O Mosteiro e a Colegiada da Senhora da Oliveira de Guimarães, dos primórdios aos finais do século XV; Franquelim Neiva Soares – A Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira: visitações quinhentistas; Geraldo Coelho Dias – A Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira de Guimarães; António Augusto Amaro das Neves – O arquivo da Colegiada de Guimarães; Celina Bastos – A igreja da Colegiada: dos projectos da centúria de Setecentos à renovação oitocentista do templo; Celina Bastos e António José Oliveira – Os projectos da Casa do Cabido de Guimarães; António José de Oliveira – A obra de talha da Colegiada de Guimarães (1572-1789): subsídios para o seu estudo; Manuela Alcântara – Alimpadores da prata e ourives da fábrica da Colegiada de Guimarães e O sacrário e o frontal de altar de prata da Capela do Santíssimo Sacramento da Colegiada; Celina Basto – Ao serviço de Deus: o mobiliário litúrgico da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira; Maria José Meireles – A colecção têxtil da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira e Uma encomenda de qualidade; Anísio Franco e Rui Afonso Santos – Os vidros da Colegiada; Ricardo Erasun – Os sinos da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

          

 

Título: Seja bem sucedido no xadrez em 128 passos
Autor: José Padeiro
Edição: Edição de autor
Custo: 15 euros
Resumo: O Mestre Nacional José Padeiro apresenta ao interessado na temática de xadrez um conjunto de 128 problemas e respectivas soluções. Organizado em 4 níveis de dificuldade, o livro abarca problemas tácticos, de formulação estratégica e ainda de finais, permitindo ao jogador melhorar a sua prática do jogo.